23/Mai 2023

Seminário Menos Lixo: Câmara e Sociedade Civil se unem para lutar pelo Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Um público estimado em cerca de 250 pessoas lotou as dependências da Câmara Municipal de São Sebastião, na noite de segunda-feira (22/05), para prestigiar o Seminário Menos Lixo promovido pelo Legislativo em parceria com diversas entidades ambientais do município.

O principal objetivo do evento foi alertar a comunidade e os vereadores para a necessidade de implantar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com a devida participação popular e de entidades da sociedade civil organizada, conforme determina a legislação federal do setor.

"Estamos aqui para pensarmos juntos uma cidade mais sustentável e um novo rumo para a gestão de resíduos, resgatando o protagonismo que São Sebastião já teve, sendo uma das primeiras a adotar a coleta seletiva. Não faz sentido queimar o lixo, sendo que ele pode gerar riqueza e renda para a população", explicou Tatiana Prestes de Araújo, representante da Federação Pró- Costa Atlântica.

Na abertura, o proprietário da pousada Sesmaria, Eduardo Melchert, fez uma homenagem a três mulheres, que juntas iniciaram, na década de 90, a coleta seletiva em São Sebastião, Patrícia Blauch, Georgeta Gonçalves e a Nane.

Durante o evento, acompanhados do diretor Douglas Martins e da coordenadora Maria Luíza Roselli Carrera Garcez, os alunos do 2º ano do curso de Meio Ambiente da ETEC (Unidade de São Sebastião) apresentaram o resultado do estudo de gravimetria dos resíduos gerados pela Câmara. "A Câmara pode contar com o apoio da ETEC, queremos ser parte da mudança", disseram.

O assessor parlamentar Carlos Oliveira, representando a deputada Marina Helou, abordou sobre a importância do processo participativo na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. "O plano de resíduos visa o bem estar da população, é um instrumento de gestão e deve refletir os interesses coletivos".

Também participou do evento, o presidente da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), João Igor Alves Ribeiro, que abordou sobre os desafios enfrentados pelos cooperados e como imagina o futuro do setor. "A cooperativa tem 24 anos de história, nós trabalhamos com amor, convidamos todos para conhecer o trabalho".

Esteve presente no seminário o pesquisador do Instituto Polis, Victor Argentino, que explicou de que forma compostagem interfere positivamente no clima, diminui custos para o município e gera novos empregos. "36% das emissões de gases de efeito estufa de São Sebastião vem do manejo de resíduos".

A representante do movimento Composta Boiçucanga, Julia Lima Krahenbuhl, apresentou o projeto e como vem sendo desenvolvido no bairro. "Com 56 famílias, nós compostamos 9 toneladas de resíduos orgânicos".

O professor Marcos José Teixeira falou na Tribuna sobre a experiência transformadora da compostagem na Escola Estadual Josepha de Sant´anna Neves, no bairro da Topolândia, onde foi criada uma horta orgânica que contribui na alimentação dos alunos.

Uma das participações mais aguardadas foi a do deputado do Estado de Santa Catarina, Marcos José de Abreu, conhecido por Marquito, que abordou a experiência de Florianópolis, da revolução dos baldinhos até a criação da Lei da Compostagem, que transformou a cidade referência nacional. O deputado parabenizou o presidente da Câmara Municipal por fazer a parceria com os jovens da ETEC e abrir a casa para esse evento, independente da posição partidária e disputas ideológicas.

"A compostagem é uma atividade de baixo impacto ambiental e é importantíssima. Faz sentido transportar uma casca de banana por mais de cem quilômetro para ser enterrada e transformada em nada? O aterro sanitário é um produtor de gás de efeito estufa, o maior custo que tem é com tecnologia é para tratar o chorume e, após o fechamento, nada mais pode ser construído no local, devido o risco de explosão", explica.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, destacou que o Legislativo está à disposição dos ambientalistas para intermediar a participação popular, bem como cobrar da prefeitura a elaboração imediata do plano, uma vez que uma empresa já foi contratada para sua execução. "São Sebastião precisa continuar sendo exemplo na destinação ambientalmente correta do lixo, como o foi de forma pioneira há cerca de 30 anos com a implantação pioneira na região da coleta seletiva".

Ao final do encontro, os vereadores Daniel Simões, Wagner Teixeira, André Pierobon, Pedro Renato, Maurício Bardusco, José Reis e o presidente Marcos Fuly assinaram o manifesto se comprometendo a apoiar a participação popular na elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O evento contou com a participação de diversas entidades sociais e associações de bairros, entre eles, o Coletivo Caiçara, Projeto Garoçá, Porto de São Sebastião, Capitania dos Portos, Companhia Docas, Associação Comunitária da Costa Sul, Sociedade Amigos de Barequeçaba, Associação de moradores da Vila Sahy (Amovila), Cigarras Viva, Instituto Terra e Mar, Comunidade Negra Iadalin, OAB - São Sebastião.

Apoiaram e ajudaram a organizar os eventos, a sociedade civil, representada pela Etec - Unidade de São Sebastião, Federação Pró - Costa Atlântica, Coopersuss, Composta Boiçucanga, Lixo Zero - Litoral Norte, Instituto Lixo Zero Brasil, Aliança Resíduo Zero Brasil, Iesa, Flow, Pousada da Sesmaria, Escambau Cultural, Brasileira Gourmet, Sociedade Amigos de Toque Toque (Satoq), Cayu.eco, Agência Click Code.

Assista aqui:
Clica neste link para assistir a gravação do Seminário Menos Lixo