Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Out 2023

Câmara de São Sebastião capacita funcionários para se tornarem agentes multiplicadores da conscientização ambiental

A Câmara de São Sebastião deu início à Semana Lixo Zero com um treinamento para os guardiões do Projeto Menos Lixo nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 10h, no Plenário. 

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, a destinação adequada dos materiais recicláveis e a redução do consumo de materiais descartáveis.

 Além disso, foram abordados temas como compostagem, reaproveitamento de alimentos, economia de água e energia, entre outros.

A Semana Lixo Zero é um evento anual que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da redução, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. 

Em São Sebastião, o evento faz parte do calendário oficial do município, após a promulgação da Lei 2980/23, proposta pelo presidente da Câmara, Marcos Fuly. 

De acordo com o presidente, a capacitação dos guardiões do Projeto Menos Lixo não apenas contribui para a conscientização ambiental, mas também para a construção de uma cultura de sustentabilidade dentro da Câmara de São Sebastião. 

“Estamos iniciando um projeto pioneiro na Câmara Municipal para reduzir a quantidade de lixo que é enviada aos aterros sanitários, um problema muito sério em nosso município, e precisamos do apoio de todos para que dê certo”, disse Fuly. 

O treinamento dos guardiões foi ministrado por Tatiana Prestes de Araújo Barros, da empresa Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente, que representou os alunos da ETEC, unidade de São Sebastião, e contou com a participação de Samuel Costa, representante do Projeto Lixo Zero.  

"Atualmente, a cidade de São Sebastião está elaborando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que deve contemplar metas para encaminhar menos lixo para os Aterros Sanitários, valorizando a reciclagem e a compostagem. A Câmara Municipal está implantando ações que podem servir de exemplo para o Plano Municipal de Resíduos", disse Tatiana Araújo

Histórico - Desde o Seminário Menos Lixo, diversas ações de capacitação e planejamento são desenvolvidas na Câmara, com objetivo de diminuir os resíduos enviados para o aterro, valorizar a reciclagem, a compostagem e a economia circular. As ações estão sendo implementadas com o apoio dos alunos de 2º  ano de Meio Ambiente da ETEC São Sebastião, Pousada Sesmaria, Federação Pro Costa Atlântica,  Flow Sustentável,  Associação Amigos da Praia de Toque Toque Grande,  Escambau Cultura, Coletivo Caicara, Associação Cigarras Vivva, Instituto Terra e  Mar, Associação Comunitária Costa Sul, FunBEA, SOMAR, Composta Boicucanga e Cooperssus. 



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário