07/Mar 2023

Câmara e ambientalistas debatem ações para destinação correta do lixo

O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly, reuniu-se na segunda-feira (06/03) com entidades ambientalistas e de associações de bairro, com objetivo de promover ações de proteção ao meio ambiente, tendo como foco principal a conscientização pela coleta seletiva de lixo.

Participaram do encontro representantes da Federação Pró Costa Atlântica, Instituto Terra e Mar, Instituto Lixo Zero Brasil, Coletivo Caiçara, Cooperativa de Sucata (Copersuss), Mopress, e associações de moradores dos bairros da Cigarras e Toque-Toque Grande.

A falta de informações a respeito do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos foi um dos principais temas da reunião. Este plano, em tramitação na prefeitura desde 2018, já foi alvo de cobranças do MP-Ministério Público porque estaria sendo elaborado sem a participação da sociedade e não seguindo determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente deliberou pela contratação de uma empresa para a elaboração do plano. O presidente Fuly vai apresentar requerimento cobrando da prefeitura informações sobre a atual situação do plano, a contratação da empresa e também a adoção de medidas que garantam a participação população na sua elaboração.

Outro assunto de destaque no encontro foi a unanimidade das entidades no posicionamento contra eventual instalação em São Sebastião de uma Usina de Incineração de Lixo.

Os ambientalistas alegam que o projeto é inviável porque tem custo muito elevado, precisa envolver os demais municípios da região, além de danoso ao meio ambiente por gerar resíduos tóxicos.

CÂMARA COMO EXEMPLO - Na reunião ficou definido que o Legislativo irá promover ações para servir como exemplo no que se refere à coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos.

O legislativo será alvo de um estudo de gravimetria, onde, o lixo coletado em todos os prédios da CMSS será devidamente separado e, posteriormente, demonstrado o que pode ser direcionado para reciclagem, e o que pode gerar adubo oriundo do lixo orgânico.

Foi consenso entre todos que todas as ações do setor precisam envolver as escolas para que, no futuro, as crianças de hoje sejam adultos conscientes sobre 0 descarte correto dos resíduos.