01/Jun 2023

Câmara e alunos da ETEC se reúnem para definir metas ambientais

Na quarta-feira (31/05), os alunos do 2º ano do curso de Meio Ambiente da ETEC, unidade de São Sebastião, acompanhados da coordenadora Maria Luíza Roselli Carrera Garcez, estiveram na Câmara Municipal para definirem junto com a equipe parlamentar os prazos para atingir as metas ambientais, propostas durante o Seminário Menos Lixo.

As metas ambientais foram definidas após o estudo de gravimetria e visam reduzir a geração de lixo rejeito (que vai para o aterro sanitário), melhorar a separação dos materiais recicláveis e pensar soluções para os resíduos orgânicos nos prédios do Poder Legislativo.

Durante a reunião, ficou definido que, no prazo de 90 dias, a Câmara deverá substituir os copos e garrafas plásticas. Neste período de transição, os materiais recicláveis serão encaminhados para a Coopersuss (Cooperativa de São Sebastião).

Também ficou combinado que a administração da Câmara Municipal definirá, até o dia 12 de junho, os funcionários que serão os "Guardiões Menos Lixo" e terão a função de fiscalizar, orientar e incentivar o cumprimento das ações ambientais. Os alunos da ETEC vão treinar os guardiões e os funcionários do setor de limpeza para que possam atuar de forma correta.A previsão é que o treinamento ocorra no dia 23 de junho, às 13h00.

Outra meta que ficou acertada diz respeito à instalação de lixeiras coletivas nos prédios para colocação de rejeitos, recicláveis e lixo orgânico. Elas deverão substituir as lixeiras que ficam próximas às mesas dos servidores.

Até o final do mês de junho, os alunos junto com a equipe parlamentar vão definir as metas para instalação das composteiras, com objetivo de transformar os resíduos orgânicos em adubos.

Além de apresentarem as metas ambientais, os alunos da ETEC se comprometeram a criar o material de divulgação para informar e conscientizar a população e os servidores sobre as mudanças que estão ocorrendo na Câmara Municipal.

Também participaram da reunião o presidente da Coopersuss (Cooperativa de Sucata de São Sebastião), João Igor Alves Ribeiro, Samuel Leocádio Costa (Movimento Lixo Zero), Helena Gonçalves (SATOQ e IESA ).