17/Mai 2023

Câmara e ambientalistas promovem Seminário Menos Lixo

A Câmara de São Sebastião, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil, vai realizar no dia 22 de maio, a partir das 18 horas, o Seminário Menos Lixo, com objetivo de debater com a comunidade questões relacionadas ao Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Durante o evento, os alunos do curso técnico de Meio Ambiente (ETEC) apresentarão o resultado do Estudo de Gravimetria do lixo produzido pelo Poder Legislativo, com propostas a serem implantadas para melhorar a separação e a coleta.

O presidente da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), João Igor Alves Ribeiro, abordará sobre os desafios enfrentados pelos cooperados e como imagina o futuro do setor.

Representando a deputada do Estado de São Paulo, Marina Helou, o assessor parlamentar Carlos Oliveira vai abordar sobre a importância do processo participativo, entre governo e sociedade civil, na elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Durante o evento, o pesquisador e assessor técnico do Instituto Polis, Victor H. Argentino, vai explicar de que forma a Compostagem pode interferir positivamente no clima, além de diminuir os custos do município e gerar novos empregos.

A representante do Movimento Composta Boiçucanga, Julia Lima Krahenbuhl, apresentará a experiência da compostagem na costa sul de São Sebastião.

O deputado do Estado de Santa Catarina, Marcos José de Abreu (Marquito), vai abordar a experiência de Florianópolis, da Revolução dos Baldinhos até a criação da Lei da Compostagem, que transformaram a capital de Santa Catarina numa referência nacional.

O evento conta com o apoio e a organização de quinze organizações sociais: Etec ? Unidade de São Sebastião, Federação Pró- Costa Atlântica, Coopersuss, Composta Boiçucanga, Lixo Zero ? Litoral Norte, Instituto Lixo Zero Brasil, Aliança Resíduo Zero Brasil, IESA, Flow, Pousada da Sesmaria, Escambau Cultural, Brasileira Gourmet, Sociedade Amigos de Toque Toque (Satoq), Cayu.eco, Agência Click Code.