Notícias #NoticiasDaCâmara

17/Mar 2023

Câmara faz parceria com Etec e ambientalistas para reduzir a produção de lixo

Na quarta-feira (15/03), o presidente Marcos Fuly acompanhou o estudo de gravimetria dos resíduos sólidos produzido pela Câmara de São Sebastião, realizado pelos alunos do 2º aluno do curso técnico de Meio Ambiente da Etec (Escola Técnica).

O estudo de gravimetria foi realizado com base no lixo produzido na Câmara, na terça-feira, dia de sessão, quando há maior movimento de pessoas no prédio. Além dos professores da instituição, o estudo foi orientado por especialistas, Tatiana Prestes de Barros Araujo, da empresa Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente, Eduardo Melchert, da Pousada da Sesmaria e Lucas Lippi, do Coletivo Caiçara.

"Neste estudo, nós avaliamos a situação do lixo e se está sendo separado de forma correta, além dos tipos de materiais e a quantidade", explica Tatiana.

O peso total do lixo produzido foi de 15,75 quilos, somando o peso dos papéis, plásticos, papelões, latas, isopor, eletrônicos e materiais orgânicos. O proprietário da Pousada Sesmaria, especialista em assuntos ligados à coleta seletiva, Eduardo Melchert, explicou que será necessário realizar outras análises, observando a produção de resíduos em outros dias da semana.

"Hoje foi uma oportunidade para os alunos aprenderem a fazer o estudo de gravimetria, no futuro, quem sabe, poderão se especializar nesta técnica e ajudar a fazer o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que é o nosso maior e melhor desafio", salienta.

A professora de química, Sonia Valéria da Silva, afirmou que o evento foi muito importante para despertar a consciência dos alunos sobre a quantidade de lixo produzida na cidade. "É preciso começar a praticar a coleta seletiva em casa e eles serão os multiplicadores desta ideia", afirma.

O aluno da Etec, Moses Malaquias de Castro, 16 anos, disse que o estudo de gravimetria foi uma iniciativa importante. "A coleta seletiva é benéfica para o meio ambiente e pode gerar renda para a população", explica.

Após os estudos, o professor e coordenador pedagógico da Etec, Fernando Freitas de Oliveira, explicou que os alunos vão apresentar propostas à Câmara para reduzir a geração de resíduos. "É muito importante que os problemas cheguem até nós para que possamos envolver os alunos", disse.

O presidente da Câmara, Marcos Fuly, acompanhou o estudo de gravimetria e afirmou que está comprometido a colocar em prática as ações de separação dos resíduos e não medirá esforços em busca da meta do lixo zero. "Nós discutimos bastante sobre a importância da coleta seletiva na Câmara com os técnicos e especialistas e decidimos unir esforços para buscar a meta do lixo zero. Eu sei que não será fácil mudar alguns hábitos, nós teremos que buscar alternativas e nos adaptarmos, mas seremos parceiros neste projeto", garante.

Reunião - A ideia de realizar o estudo de gravimetria do lixo produzido na Câmara Municipal surgiu no dia 06 de março, quando o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly, se reuniu com entidades ambientalistas e associações de bairro.

Participaram do encontro, representantes da Federação Pró Costa Atlântica, Instituto Terra e Mar, Instituto Lixo Zero Brasil, Coletivo Caiçara, Cooperativa de Sucata (Coopersuss), Mopress, e associações de moradores dos bairros Cigarras e Toque-Toque Grande.

Na reunião ficou definido que o Legislativo irá promover ações para servir como exemplo no que se refere à coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário