17/Ago 2023

Câmara e Fatec firmam parceria para preservar atas eletrônicas gravadas em DVD

A Câmara Municipal e a Faculdade de Tecnologia (Fatec), unidade de São Sebastião, firmaram uma parceria com objetivo de preservar as atas eletrônicas das sessões parlamentares, gravadas nas décadas de 90 até o ano de 2018, armazenadas em suporte DVD.

Quatorze alunos dos cursos de Processos Gerenciais e de Gestão da Tecnologia da Informação, divididos em Turma A e B, foram selecionados para participarem do projeto Atas Eletrônicas, que está sendo realizado no prédio do Arquivo Público do Legislativo, das 13h30 às 16h30.

"O projeto é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprenderam na sala de aula e também contribuírem para a preservação da histórica da cidade", disse o professor Carlos Silva

O Projeto Atas Eletrônicas ocorre em três etapas.

Nesta primeira etapa  está sendo feito o diagnóstico para analisar as condições físicas dos DVDs, verificando se apresentam sinais de fungos, manchas, além da qualidade da imagem e do som.

Na segunda etapa do projeto, as mídias que encontram-se aptas, ou seja, sem sinais de danos, deverão ser convertidas para dispositivos de mídias mais modernas, como HD Externo ou sistema de nuvem.

Na terceira etapa, será criado um sistema de busca no site oficial da Câmara Municipal de São Sebastião para que todos os cidadãos sebastianenses possam ter acesso às gravações das sessões de Câmara, de forma rápida e fácil.

Desde 2019, com a criação do Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo, os DVDs das sessões de Câmara de São Sebastião estão organizados, por mês e ano, e guardados em caixas plásticas.

Com o avanço tecnológico, essas mídias tornaram-se obsoletas e não podem ser acessadas sem o uso de equipamentos específicos e já em desuso.

Atualmente, fatos importantes da história do município e da Câmara Municipal, como discussões e aprovações de projetos que interferiram no desenvolvimento social e econômico, não podem ser disponibilizados para todo cidadão sebastianense de forma rápida, fácil e transparente.