06/Jun 2023

Câmara de São Sebastião apresenta Exposição Caiçara

Em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, 09 de junho, a Câmara de São Sebastião apresenta a Exposição Caiçara, com a curadoria de Silvia Regina do Amparo e Tony Penedo. A mostra, que teve início na terça-feira (06/06), permanecerá aberta ao público até o mês de agosto.

Para organizar a exposição, os curadores realizaram uma pesquisa para levantar os nomes das pessoas antigas mais conhecidas nos bairros da costa sul. Entre o material exposto, um dos que mais chama atenção é o banner da árvore genealógica dos moradores da Costa Sul, feita à mão por Lino Marques Vicente, caiçara, morador de Cambury, falecido aos 86 anos.

Durante mais de dez anos, seu Lino pesquisou a descendência de seu povo e criou a árvore genealógica da família Marques. O morador mais antigo encontrado por Lino Marques foi Antônio José Marques, considerado hoje por seus descendentes como o patriarca da família caiçara. Ele viveu ainda no século XIX, casou-se com Antônia Teixeira Marques e acredita-se que tenha falecido no ano de 1919, deixando nove filhos.

A árvore está exposta no banner com 2,1 metros de comprimento e quase um metro de largura, com cerca de quase três mil nomes catalogados.

A primeira vez que essa exposição foi apresentada, no dia 29 de março de 2015, durante a Festa do Caiçara, na Praça da Mentira, em Boiçucanga, atraiu um grande público.

"Os descendentes ficaram emocionados ao verem as fotos e o breve histórico de seus parentes. Essa festa foi feita com a colaboração de muitas pessoas, entre elas, destaco a parceria com a caiçara Lavínia Matos, cada um colaborou como pode, trazendo um prato de comida, ajudando a organizar o espaço, sem essa união não teria sido possível", lembra Silva Amparo.

Atualmente, a Festa do Caiçara faz parte do Calendário Oficial.

O Arquivo Público da Câmara Municipal de São Sebastião está localizado na Rua Expedicionários Brasileiros, 239 - centro histórico.