13/Nov 2018

Orçamento para o Meio Ambiente é discutido em audiência pública

O orçamento da Secretaria de Meio Ambiente foi o assunto mais abordado na audiência pública, realizada nesta segunda-feira (12/11), sobre o orçamento municipal para 2019. Estimado em pouco mais de R$ 8 milhões, o valor foi questionado pelo público que compareceu à Câmara. A falta de equipamentos e de viaturas para fiscalização ambiental foram as principais reclamações. "Na última sessão, um vereador afirmou que foi gasto cerca de R$ 8 milhões em shows. Isso é todo o orçamento desta secretaria. Nós vivemos e sobrevivemos do Meio Ambiente", disse Jaqueline Vieira, do Instituto Terra & Mar.

De acordo com o advogado Alex Júnior, durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o secretário afirmou que, para melhorar a fiscalização, é necessário aumento de, no mínimo, 30% no orçamento da pasta. "Não faltam fiscais, faltam equipamentos", opinou o advogado.

A representante do Instituto Conservação Costeira, Renata da Cruz, salientou que os ambientalistas querem o desenvolvimento do município, mas de forma sustentável. "Eu sugiro que, antes de votarem leis que vão impactar o meio ambiente, os vereadores chamem as pessoas da área para discutirem", defendeu Renata.

Apoio

Os vereadores Teimoso e Diogo Nascimento, que participaram da audiência, afirmam que vão buscar apoio de deputados para aumentar o orçamento da pasta, com recursos do Estado. Eles também se comprometeram a solicitar, ao prefeito Felipe Augusto, mais dois veículos para a fiscalização.

Taxa

O secretário- adjunto da Secretaria da Fazenda, Marcio de Freitas, informou que o orçamento do Meio Ambiente deve aumentar com a implantação da Taxa de Licenciamento Ambiental. Freitas também lembrou que "o orçamento é dinâmico e pode ser alterado com remanejamento de verbas".

Projeto

O orçamento do município está estimado em R$ 800 milhões para o próximo ano. A maior parte de recursos vai para áreas de Educação (R$ 190 milhões), Saúde (R$ 164 milhões) e Urbanismo (R$ 139 milhões).

Na sessão desta terça-feira (13/11), está prevista a votação do parecer conjunto das comissões de Justiça e de Finanças da Câmara.