17/Dez 2021

Câmara promove 1ª reunião do Fórum em Defesa do Porto

Com a participação de mais de 60 pessoas, a Câmara Municipal de São Sebastião realizou na tarde de quinta-feira (16), a primeira reunião do Fórum em Defesa do Porto de São Sebastião, como Autoridade Portuária Pública.

O presidente do Poder Legislativo, José Reis, autor do Decreto Legislativo 01/2021, que instituiu o Fórum, ressaltou, na abertura do evento, a importância de debater as questões relacionadas ao Porto.

"Estamos falando sobre o futuro do porto e de todos os trabalhadores que atuam neste local, portanto, sobre o futuro da nossa cidade. Parabenizo o vereador André Pierobon que sugeriu a ideia de criação do Fórum", disse.

Durante a reunião, o conferente do Porto, Luiz Felipe Santana, esclareceu sobre os objetivos e as atividades do Fórum e ressaltou a qualidade das operações ocorridas no Porto.

"Somos capazes de desenvolver todos os negócios e fazer uma operação portuária de acordo com os melhores padrões do planeta. Havendo a possibilidade de progredir a discussão sobre a municipalização que seja, mas que a autoridade portuária permaneça pública, sob o comando da iniciativa privada como já é", afirmou.

O presidente da Comissão Legislativa de Assuntos Portuários, vereador Teimoso Campos, falou sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 114/21, na última sessão de Câmara, que autoriza o Poder Público Municipal a praticar atos e ações que objetivem a municipalização do Porto de São Sebastião.

"Se o governo do Estado não tem compromisso com São Sebastião, a Prefeitura tem", disse.

O vereador André Pierobon, secretário da Comissão Parlamentar de Assuntos Portuários, afirmou que o objetivo é unir força política.

"Já houve tempo para discussões técnicas e agora precisamos de uma proposta para que politicamente, no mínimo, sejamos escutados no processo de desestatização do Porto", afirmou.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do Fórum será lutar para manter os empregos dos trabalhadores avulsos e dos empregados vinculados à Companhia Docas, além de assegurar a oportunidade comercial dos operadores portuários e das agências marítimas.

O vereador Felipe Cardim, membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Portuários, ressaltou que vai lutar para que o Porto de São Sebastião seja municipalizado.

"Aproximadamente 2,5 mil pessoas tiram seu sustento do trabalho no Porto de São Sebastião, nós sabemos da importância dele para a cidade e, através do Fórum, conseguimos reunir um grupo de pessoas para dizer ao Estado: - Se você não quer o porto, São Sebastião quer", afirmou.

O comandante Sérgio Ramos, da Diretoria de Assuntos Portuários da Prefeitura, que representou o prefeito Felipe Augusto, afirmou que "o Porto não é do governo Estadual, mas do povo de São Sebastião".

"Não vamos ficar de braços cruzados vendo essa gestão portuária privada tomar conta do Porto de São Sebastião e colocando os empregos dos sebastianenses em risco", disse.

O presidente da Companhia Docas, Paulo Oda, elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso de trabalhar sempre pelo interesse do Porto de São Sebastião.

O ex-vereador Diogo Nascimento, representando o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, informou que, no próximo ano, deverá ser criada, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Legislativa em Defesa dos Portos de Santos e São Sebastião.

"O deputado é o idealizador dessa frente, vamos fazer uma reunião e convidar todas as autoridades vinculadas. Reafirmo o compromisso com a categoria e ressalto que vamos trabalhar para atender o desejo o povo", explicou.

Durante o encontro, foram definidos os representantes de vários setores portuários que integrarão o Fórum, além dos vereadores Teimoso, Pierobon e Cardim da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara, representando o Poder Legislativo, e o comandante Sérgio Ramos, representando o Poder Executivo.

Pelo setor portuário, foram indicados: João Carlos Cardoso da Silva (Sidaport ? Trabalhadores da Cia Docas), Gabriela Alejandra Martinez e Milton Fernandes(Sindicato dos Consertadores de Carga), Márcia de Pinho Tamasiro e Letícia Luíza Vieira Vargas da Silva (representando os vigias), Reinaldo Alves Moreira (Nadinho) e Luiz Felipe da Costa Santana (Sindicato dos Conferentes).

Também integrarão o Fórum, Leonel Pereira da Silva e Pedro Henrique Duarte (Sindicato dos Arrumadores), Robson Wilson dos Santos e Maurício César Bersaw (Sindicato dos Estivadores), Eduardo Santos de Souza (Agências Marítimas), Marco Aurélio Pombo Bokerman (M.P. Port Solutions), além de Robson Souza Bitencourt e Julio César Ramos de Jesus (Porto Vale Transp. Marítimos Ltda).

Fotos: Luciano Vieira/ CMSS