06/Mar 2020

À pedido de Teimoso, Defesa Civil envia laudo sobre Morro do Itatinga

A Defesa Civil apresentou o laudo do Instituto Geológico sobre as condições do Morro do Itatinga, dia 28/02, em resposta ao ofício apresentado pelo presidente da Câmara, Teimoso Campos.

O ofício foi feito com o objetivo de dar respostas aos moradores que vivem no local e estão preocupados com risco de desmoronamento e uma possível tragédia.

"Eu gostaria de ter informado o resultado deste laudo para a população durante a audiência do Plano Diretor, na quinta-feira (05/03) por que acredito que é um assunto sério e urgente, infelizmente, as pessoas presentes entenderam que o assunto não deveria ser tratado naquele momento", explica o presidente.

De acordo com o laudo, o Morro do Itatinga é identificado como área de risco no Plano Municipal de Redução de Risco, realizado pelo IPT, em 2018.

No entanto, conforme consta no documento, os problemas no local acontecem desde 2013, quando ocorreu escorregamento de terra, de encosta e tombamento de árvores, formando cicatrizes no morro e acúmulo de material.

Como medidas imediatas de prevenção, os técnicos sugerem manter a interdição preventiva de quatro casas e realizar o monitoramento contínuo do morro para verificar se há indicação de instabilidade do terreno, como trincas e degraus de abatimento.

Também sugeriram o monitoramento constante do emboque da drenagem, pois o material acumulado pode interromper o fluxo das águas e provocar, com isso, enxurradas e alagamentos nas moradias.

Em curto e médio prazo, a realização de um estudo, com profissionais habilitados, visando à captação e o disciplinamento das águas pluviais, além da estabilização e contenção das terras e materiais acumulados.