30/Jan 2018

Câmara lança programa de sustentabilidade

Foi lançado, nesta segunda-feira (5/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o programa "Câmara Sustentável". O presidente Reinaldinho Moreira apresentou, aos funcionários do Legislativo, as medidas a serem implantadas na Casa.

A iniciativa está apoiada em quatro pilares que visam: redução do uso de insumos (papel, plástico e cartucho de impressora); redução do consumo de energia; combate ao desperdício de água; e gerenciamento dos resíduos sólidos.

O presidente enfatizou a responsabilidade da Câmara, enquanto órgão público. "Precisamos dar exemplo também nas questões ambientais. Essa é uma preocupação que temos para adoção de políticas públicas sustentáveis", comenta Reinaldinho, que pediu a colaboração dos servidores. "O sucesso do Câmara Sustentável depende que cada funcionário faça sua parte. São pequenas mudanças de hábitos que vão trazer grandes resultados", acrescentou.

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Saad, acompanhado da secretária-adjunta Natalie Cardoso, participou do lançamento. Saad reforçou a necessidade de conscientização e apresentou algumas das medidas que estão sendo tomadas pela secretaria. Ele elogiou a iniciativa da Câmara e propôs uma parceria de cooperação para troca de experiências.

Confira abaixo as 10 medidas iniciais do Câmara Sustentável:

Separação de resíduos para coleta seletiva (seco, úmido e eletrônico).

Utilizar papéis de rascunho na impressão de documentos não oficiais.

Configurar impressoras para impressão frente e verso.

Padronizar configuração de página (fonte, margens, espaçamentos) de modo a garantir maior aproveitamento do papel a ser impresso.

Padronizar resolução das impressoras laser e diminuição do nível de escurecimento de toner, sem prejuízo da qualidade de impressão.

Substituir água mineral de garrafas pets por filtros de água.

Desligar equipamentos eletrônicos sempre que não estiverem em uso, especialmente computadores e respectivos estabilizadores.

Desligar monitor quando usuário se ausentar.

Apagar as luzes da sala sempre que possível, impreterivelmente no final do expediente.

Especificar, sempre que possível, o objeto na licitação com requisitos de qualidade ambiental.