07/Set 2022

Presidente Reis participa de Ato Cívico em Boiçucanga

O presidente da Câmara Municipal, José Reis, prestigiou a solenidade cívica realizada pela Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, realizada na manhã de terça-feira, 6, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil celebrados neste 7 de Setembro.

Reis ressaltou a importância desse momento histórico ao falar aos alunos, professores, funcionários e moradores que participaram do Ato Cívico que contou com a presença do vereador Ercílio de Souza, do titular da Divisão de Inteligência Policial de São Paulo, Dr. Múcio Mattos, do 1º Tenente PM Gabriel Ribas, comandante da Base da Polícia Militar, em Boiçucanga, de Ana Reis, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul, além de representantes do Conselho Tutelar da região, da Diretoria Regional de Ensino do Litoral Norte e do diretor regional de Boiçucanga, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Emerson Silva.

A diretora da Escola Estadual Walkir Vergani, Anny Correia da Cruz, abriu as comemorações do 7 de Setembro na Costa Sul, que é um evento tradicional, agradecendo a presença de todos, além do apoio dos ex-alunos "que carregam a Fanfarra há tantos anos como voluntários e representam o futuro da nossa Nação"

A abertura foi após a execução dos Hinos Nacional, Municipal e da própria Escola Estadual e da leitura de um poema de Machado de Assis. Em seu pronunciamento, o presidente Reis frisou a importância da comemoração e elogiou a atuação do corpo docente, estudantes, comunidade, funcionários da Walkir Vergani enaltecendo, ainda, o trabalho do Maestro Zito no comando da Fanfarra Estudantil.

Fundada em 10 de abril de 1974, a Walkir Vergani é a mais antiga escola do Estado na Costa Sul e conta com 620 alunos e 27 professores. O trabalho realizado por todos foi destacado por Reis que fez questão de falar sobre esse momento histórico aos jovens alunos que são "nosso orgulho, patrimônio e, com certeza, nosso futuro".

Liberdade

O ato proclamado por Dom Pedro I, há 200 anos, foi reverenciado pelo presidente Reis. ? Foram anos de muitas batalhas em nosso país, pois muitos não queriam que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal. Tanto que os portugueses só reconheceram a independência do Brasil em 1825. E esse ato de coragem de Dom Pedro I nos transformou no que somos hoje.

Somos um país com muitas riquezas naturais, com um povo trabalhador e maravilhoso, um país livre, acima de tudo, pois a liberdade é nosso bem maior?, disse Reis que citou a própria Constituição Federal lembrando que todos somos iguais perante a lei.

"Passamos por momentos importantes e difíceis em nossa história. Mas nada é mais importante do que sermos livres. Somos uma Nação e todos os governantes, todos nós, que representamos o povo, temos de ter a consciência da importância de trabalhar para termos uma cidade, um Estado e um País dignos de se viver," afirmou Reis.

O presidente do Legislativo foi enfático ao declarar que somente com a "união e participação de todos vocês, poderemos superar os problemas e conseguir o desenvolvimento que sonhamos. Mas nada disso é possível sem liberdade e independência".

Ao finalizar, Reis afirmou que é essencial sempre  "lembrar, comemorar e respeitar todos que lutaram para que a gente pudesse estar aqui hoje, junto com vocês, não só sonhando, mas trabalhando para um futuro melhor para todos nós que amamos nossa cidade e nosso país".

A solenidade foi encerrada após o desfile dos estudantes pela rua da escola com a participação e apresentação especial da tradicional Fanfarra da Walkir Vergani.