25/Out 2023

CÂMARA DEBATE EMBARQUE DE BOIS PELO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

A Câmara de São Sebastião promove, nesta sexta-feira (27/10), o Seminário “O Bem Estar Animal e o Transporte de Cargas Vivas (bois) no Porto de São Sebastião. Participarão do evento autoridades políticas e ambientalistas que defendem o fim desse tipo de operação portuária no município. Em outra oportunidade, o presidente da Câmara, Marcos Fuly, já definiu que o Legislativo vai abrir espaço para os que defendem a operação.

O evento está gerando um acalorado debate entre os que são a favor e os contrários a esse tipo de operação portuária, principalmente, após o tombamento de uma carreta de bois na madrugada do dia 5 de agosto último, no bairro da Cigarras. A carreta estava com 96 animais e resultou na morte de 10 bois.

“Além desse lamentável acidente, recebemos também inúmeras reclamações de empresários e comerciantes, por causa do forte mau cheiro que fica na cidade, provocado pelos excrementos dos animais durante a passagem das carretas no trajeto até o porto. O embarque também causa inúmeros problemas no trânsito da região central”, relatou o presidente da Câmara.

Marcos Fuly disse que representantes do setor portuário e empresários do setor que defendem a continuação da operação também poderão se manifestar. Segundo Fuly, “o Legislativo é a Casa própria para dar voz a todos. Nós entendemos que o assunto precisa ser amplamente discutido e assim será feito”.

Os ambientalistas denunciam, notadamente, o que entendem como maus tratos dos animais desde a longa viagem na origem (normalmente cidades do interior paulista) até a chegada na porto. Além disso, alegam condições inapropriadas dos animais nos navios que levam a carga para o exterior.

“Além do bem estar animal, precisamos saber com clareza se, financeiramente, esse tipo de operação é benéfica para o nosso município; quanto temos de retorno financeiro para compensar os transtornos; e qual o número real de trabalhadores portuários beneficiados com a operação”, finalizou Marcos Fuly.