10/Nov 2021

Maurício quer fiscalização nas obras do Contorno e reparos em pavimentação na Costa Norte

Fiscalização e intervenção da Prefeitura junto às obras do Contorno da Tamoios, realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, no trecho do bairro do Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, foram defendidas pelo vereador Maurício Bardusco na sessão de terça-feira (9).

"Os moradores do bairro do Jaraguá estão, constantemente, se deparando com equipamentos envolvidos na obra do Contorno que emitem grande quantidade de poeira afetando as casas próximas à obra, inclusive com riscos de desmoronamento?, apontou o vereador no Requerimento nº 543/2021. Ele explicou, também, que ?vídeos divulgados por moradores mostram o descaso com a comunidade local, pois os equipamentos, além de emitirem poeira em excesso, ainda provocam som que incomodam os moradores próximos ao local da obra".

Segundo o vereador, o retorno da obra do Contorno é importante para a região, "porém mantendo o bem-estar e segurança da população, além de preservação do meio ambiente". Porém, citou que há situações preocupantes apontadas em relatos de moradores como uma cachoeira, localizada no final da Rua Manoel Eduardo de Morais, no bairro da Enseada, que estaria sendo afetada pela obra.

Diante do incômodo e perigo dos maquinários e equipamentos envolvidos na obra, na área do Jaraguá, Maurício solicitou, em caráter urgente, a visita de técnicos e fiscais da Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente (Semam) nos locais, "visto que existe a necessidade de intervenção imediata nesta situação". Ele também pediu que os técnicos emitam laudo referente ao excesso de poeira e barulho, bem como à cachoeira citada, informando o grau de risco aos moradores e ao meio ambiente.

Pavimentação

Já, no Requerimento nº 544/2021, o vereador reivindicou reparos nas pavimentações, realizadas recentemente na Costa Norte, que "atualmente estão apresentando abertura de buracos nas vias?, sendo que a ?empresa deve realizar a manutenção e conservação como forma de garantia dos serviços".

Por isso, em função de buracos e fissuras na pavimentação asfáltica, conforme fotos anexadas em seu trabalho, Maurício pediu para que a Prefeitura informe a data para reparo/manutenção dos pavimentos dos serviços executados pela empresa vencedora da licitação.