Notícias #NoticiasDaCâmara

31/Dez 2022

Investimento em tecnologia foi uma das marcas da gestão na presidência de Reis

Ao encerrar seus dois anos de gestão à frente da Câmara Municipal de São Sebastião, o presidente José Reis avaliou como positiva sua atuação que trouxe novidades com investimentos em tecnologia da informação, entre outros benefícios. Reis cumpriu sua proposta em realizar uma gestão transparente, eficiente, com harmonia e diálogo, ampliação da divulgação dos trabalhos legislativos, dando mais visibilidade à atuação dos vereadores, além da valorização aos servidores e maior aproximação do Legislativo com a comunidade e entidades sociais.

As mudanças começaram com a criação de uma nova identidade visual para o Legislativo e a compra de equipamentos em tecnologia da informação para melhorar, significativamente, as transmissões ao vivo, pelo Facebok e Youtube, das sessões, audiências e reuniões realizadas no plenário aumentando o número de pessoas no acompanhamento dos trabalhos legislativos.

"Desde o início da gestão, a gente vem trazendo esse trabalho de transparência, eficiência, ampliação da divulgação das ações do Legislativo e de todos os vereadores, proporcionando diálogo com a comunidade e possibilitando melhorar ainda mais as condições de trabalho dos vereadores. Com isso, o poder de alcance junto à população cresceu em mais de 300% em relação à visualização dos trabalhos no nosso Facebook, o que significa maior participação da comunidade", frisou Reis.

Ele lembrou que esse trabalho foi possível mesmo enfrentando as dificuldades de uma Pandemia como da Covid-19 onde foram adotados todos os procedimentos de segurança sem prejuízo aos trabalhos parlamentares e atendimento às demandas da população.

Ampliação

Os números comprovam os resultados das ações realizadas durante a gestão 2021/2022. No total foram postadas cerca de 1.560 publicações em geral, incluindo 103 vídeos ao vivo, 86 álbuns de imagens de sessões e eventos e 875 matérias, sendo que 631 delas exclusivamente dos trabalhos parlamentares de todos os vereadores, postados no Facebook e Site da Câmara Municipal, e encaminhados, semanalmente, para toda a imprensa.

Ainda referentes à produção de matérias, foram publicados 21 textos relacionados à "Memória Sebastianense", que tem como proposta resgatar a história dos ex-presidentes da Câmara Municipal de São Sebastião e do próprio Legislativo atraindo a atenção de milhares de pessoas.

O número de seguidores no Facebook saltou de 7.432 em 2021 para 7.917 até final deste ano e as visualizações aumentaram em mais de 300%. Elas passaram de 70 mil no primeiro semestre de 2021 para 231 mil no final do mesmo ano e, em 2022, chegaram a 323.078. Na soma dos dois anos, foram mais de 574 mil visualizações.

Reis destacou a importância das publicações feitas pelo Legislativo para que todas as informações chegassem ao conhecimento da população. "Essas ferramentas englobam o processo de tecnologia e ampliação dos espaços de comunicação. Assim, o Legislativo ganha mais credibilidade e dá mais respaldo à população", disse Reis, que comentou o lançamento do PodCast da Câmara, como mais um avanço tecnológico.

Iniciado no final de agosto deste ano, o Podcast "é mais um meio de comunicação para levar transparência aos atos do Legislativo e garantir o espaço para se discutir pautas importantes para a sociedade. É mais uma ferramenta para contribuir com os trabalhos da Câmara, dos vereadores, para levarmos informações também de projetos sociais desenvolvidos ao longo do município"

Reis destacou que "vivemos numa cidade de 120 km de extensão, desde meu bairro, em Boracéia, até a Enseada. É com a comunicação que as coisas avançam e o Poder Legislativo precisa estar atento e acompanhar essas inovações para ampliar o diálogo com a própria comunidade".

Trabalhos

Em balanço geral, nos dois últimos anos, foram protocolados 1.163 requerimentos, 1.886 indicações, 83 moções, 232 Projetos de Lei, 24 Projetos de Decreto Legislativo, 37 Projetos de Lei Complementar, além de quatro emendas à Lei Orgânica, quatro emendas modificativas e duas supressivas.

Além dos trabalhos parlamentares e da realização de audiências públicas, também foram promovidos eventos importantes para ampliar o debate sobre questões que afetam a sociedade. Em fevereiro de 2021, foi abordado o tema sobre a "Privatização dos Portos" e, em maio, reunião sobre os problemas enfrentados, na época, com o transporte público.

A Câmara também marcou presença em eventos como as comemorações dos 20 anos de restauro da Igreja Matriz de São Sebastião, em solenidade da Subseção da OAB de São Sebastião, prestou homenagem ao Frei Hans Stapel, fundador da Casa Esperança e, por meio dos trabalhos dos vereadores, reverenciou representantes de entidades, servidores, policiais, pessoas que se destacaram em trabalhos comunitários, além de esportistas e representantes da cultura caiçara com a entrega de Moções de Aplausos e Reconhecimento.

Os parlamentares também reuniram-se com representantes de órgãos estaduais para debater problemas recorrentes como a falta de manutenção na Rio-Santos e questões habitacionais relacionadas à Regularização Fundiária. A Câmara também passou a ser representada no Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Vale do Ribeira

O ano de 2021 foi encerrado com uma ação importante que foi a primeira reunião do Fórum em Defesa do Porto de São Sebastião como Autoridade Portuária Pública, que marcou o início dos trabalhos do fórum instituído pelo Decreto Legislativo 01/2021, de autoria do presidente José Reis, para debater todas as questões relacionadas ao Porto de São Sebastião.

O tema voltou a ser discutido em São Sebastião, este ano, na primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Porto de Santos e de São Sebastião, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que reuniu autoridades estaduais e portuárias na luta contra a desestatização do Porto de São Sebastião. "Estamos falando sobre o futuro do porto e de todos os trabalhadores que atuam neste local e, portanto, falando do futuro da nossa cidade", enfatizou Reis.

A preocupação com o andamento do processo de Regularização Fundiária também foi tema de reunião no início deste ano, com o então secretário executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni, bem como discussões de obras importantes como a do Contorno Sul para melhoria da fluidez do tráfego na região e essencial para o desenvolvimento econômico e turístico do município.

Aproximação

Em sua gestão, Reis também abriu o plenário para o diálogo com a comunidade, dando oportunidade e voz para manifestantes durante os mais variados protestos ocorridos no período. Ele também iniciou uma série de reuniões com representantes de entidades, instituições e vários segmentos da sociedade.

"Nossa proposta foi levar o Legislativo para mais perto da população e da sociedade para podermos discutir todas as demandas dos mais diferentes setores. Nesses encontros, ouvimos os representantes dos segmentos, seus problemas, sugestões e buscamos uma forma de trabalhar em conjunto para tentar solucionar as principais demandas", explicou Reis.

Valorização

A importância do trabalho das mulheres da Câmara Municipal foi reverenciado com uma homenagem especial em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher" realizada este ano. No mesmo mês, em celebração ao aniversário da cidade, em 16 de março, o Legislativo conseguiu promover a Sessão Solene com entrega de "Títulos de Cidadão Sebastianense", que não ocorreu por dois anos consecutivos devido à pandemia do Covid-19.

Entre as melhorias para os servidores, Reis destacou a antecipação da reposição salarial de 11,5% aos funcionários do Legislativo. Também relacionado às questões salariais dos servidores públicos, em geral, foram realizadas reuniões e trabalhos voltados à melhoria dos reajustes de várias categorias como dos agentes comunitários, agentes de monitoramento, motoristas, conselheiros tutelares onde o Legislativo intercedeu cobrando os benefícios aos servidores.

O trabalho de valorização da história do Legislativo, por meio do "Programa Memória Sebastianense", também ganhou destaque com a criação oficial do Memorial da Câmara Municipal de São Sebastião. "Assim, poderemos dar continuidade a esse trabalho importante que trata da história da nossa instituição", afirmou Reis.

Diálogo e participação

Ao fazer o balanço das atividades de sua gestão, Reis destacou a importância da harmonia e das ações do Legislativo em prol da população; "Nossa gestão foi sempre aberta ao diálogo com a comunidade e setores da sociedade. Nossa proposta foi estar próximos da população e representantes de entidades e associações para debatermos todas as questões com total transparência.

Nossa responsabilidade é trabalhar para podermos levar as demandas da população e procurar contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos. Trabalhei na condução dos trabalhos por um Legislativo forte e independente e atuando sempre com transparência, responsabilidade com o dinheiro público, humildade e muito respeito a todos e à população que precisa ter suas demandas atendidas", afirmou Reis, que encerrou sua gestão de forma democrática e acreditando que somente a união dos esforços será capaz de contribuir para uma cidade mais desenvolvida, mais justa e que propicie melhor qualidade de vida à toda a população.

 

 Foto: Luciano Vieira/CMSS

 

.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário