10/Jan 2019

Vereador vai propor criação de Centro de Referência Animal

Visando promover a saúde e o bem-estar dos animais em São Sebastião, o Vereador Elias Rodrigues, o Pastor Elias, pretende apresentar uma proposta de criação de um Centro de Referência Animal no município.

Na última terça-feira, 08, acompanhado pelas protetoras dos animais, Tatiana Viola e Silvana Galasso, o parlamentar esteve no município de Ilhabela para conhecer a estrutura e o funcionamento do CRA ilhéu, pioneiro no atendimento veterinário gratuito a população no Litoral Norte e no Vale do Paraíba.

"É uma estrutura linda, durante a nossa visita observamos um movimento constante de munícipes utilizando o serviço, isso mostra que a população de Ilhabela aprovou, o que é bom tem que ser copiado sim, por isso irei propor um requerimento ao Prefeito Felipe Augusto, sugerindo a construção de um Centro de Referência Animal em São Sebastião", comentou Elias.

O CRA de Ilhabela conta com canil, gatil, baia, centro cirúrgico, raios X, sala de pré e pós operatório, recepção, dois consultórios e ouvidoria, local onde a população pode fazer denúncias de caças, maus tratos e abandono.

O centro atende animais marinhos, selvagens e domésticos. Além de atendimentos de emergência, são oferecidos serviços como os de vacinação, vermifugação, castração, e microchipagem para identificação. O Centro também promove feiras de adoção de animais de rua.

As consultas são agendadas com antecedência e os documentos exigidos são: comprovante de residência, com o nome do dono do animal, RG, CPF, carteira de vacinação V8 e V10 para cães e V4 para os gatos.

A comitiva sebastianense foi recebida pelo Diretor do CRA, Rodrigo Barbosa Correia, que agradeceu a visita e se colocou a disposição para contribuir com o município de São Sebastião.

Segundo Rodrigo, o Centro de Referência Animal de Ilhabela foi inaugurado em agosto de 2015, em área construída de 600 metros quadrados, em 2018 realizou cerca de 8200 consultas gratuitas a população, ajudou a promover cerca de 500 adoções e castrou cerca de 2500 animais, com um custo operacional que gira em torno de apenas R$ 150 mil/mês.

"Ilhabela deu um passo importantíssimo com o CRA, cuidar da saúde e do controle animal é cuidar da saúde das pessoas, torço para que São Sebastião também seja contemplada com este importante investimento", disse.

Para Tatiana Viola, protetora independente de animais em São Sebastião, a visita foi de extrema importância, para conhecer como o município vizinho trata a causa animal.

"Quero agradecer o Vereador Elias pelo convite e por estar engajado conosco na causa animal, é muito importante que o Poder Público olhe com carinho pelos animais, a visita aqui ao CRA nos permite sonhar e entender que somente com prevenção e castração é que vamos conseguir diminuir o número de animais abandonados e vítimas de maus tratos".

Silvana Galasso, moradora de São Sebastião e que atua juntamente com Tatiana Viola na Causa Animal falou sobre o programa Veterinário da Família, onde o profissional visita as residências conversando sobre a saúde animal, "a educação é fundamental para que as pessoas passem a entender a importante de cuidar do seu animal de estimação, estamos contentes com a visita e otimistas para a implantação destes programas em São Sebastião".

Foto: Danilo Dias/CMSS