30/Jan 2018

Secretaria de Saúde apresenta balanço na Câmara

As ações na área da Saúde foram apresentadas em audiência pública, realizada nesta segunda-feira (29/05), na Câmara. Participaram os vereadores Elias, Professor Gleivison, Mauricio, Neto, Reinaldinho, Renato e Teimoso.

O encaminhamento de pacientes para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Caraguatatuba, foi um dos assuntos mais discutidos. Entre janeiro a abril foram encaminhados mais de 5 mil pacientes, número bastante superior ao mesmo período do ano passado (2,9 mil).

De acordo com o secretário de Saúde, Henrique Simões, o AME foi implantado pelo Governo do Estado para atender a população do Litoral Norte. "Se não usar esse serviço, o dinheiro repassado ao Estado não volta para a cidade. Essa medida é antipolítica, mas necessária", afirma.

O secretário também enfatizou a redução no pagamento de horas extras. "No 1º quadrimestre de 2016 foram pagas 11 mil horas extras, enquanto que, neste mesmo período em 2017, foram pagas 7 mil horas extras", informou Simões.

Dentre outros assuntos discutidos no evento estão a contaminação da área localizada no Itatinga; a compra de medicamentos para distribuição gratuita à população de baixa renda; e celebração de convênios com casas abrigos de São Paulo e Barretos para atendimento de pacientes com câncer.

Passe livre:

Também foi falado sobre a falta de adesão de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida ao recadastramento para obter o passe livre. Segundo o secretário, cerca de mil usuários recebem o benefício, mas apenas 12 deles compareceram para fazer o recadastro.

Devido à pouca adesão, Simões informou que haverá uma nova oportunidade para o recadastramento, de 1° a 14 de junho. "O beneficiário que não aderir terá seu benefício temporariamente suspenso até que regularize essa situação junto à Secretaria de Saúde", advertiu.

O edital para o recadastramento está disponível neste link: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/edital_0022017_passe_livre_sesau.pdf

Passe livre: