30/Jan 2018

Reis quer melhorias no Sertão do Piavú, Boiçucanga e Topovaradouro

Abertura de rua e melhorias no Sertão do Piavú, colocação de lombada em Boiçucanga e manutenção nas ruas da Topovaradouro são reivindicações do vereador Reis

DA ASSESSORIA DO VEREADOR

José REIS de Jesus Silva (PSB)

Melhorias no Sertão do Piavú, Costa Sul de São Sebastião:

Instituído como Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) pela Lei Complementar nº 126, de 29 de novembro de 2010, o núcleo Vila do Piavú, mais conhecido como Sertão do Piavú, foi tema de dois requerimentos apresentados pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no último dia 3. Localizado às margens da Rua Gerivá, s/nº, no bairro de Cambury, Costa Sul de São Sebastião, o núcleo necessita de obras de infraestrutura e serviços essenciais, bem como da facilidade de acesso por uma marginal da Rodovia Rio-Santos (SP-55) para a melhoria de atendimento à comunidade.

Informações sobre as obras previstas para abertura de rua oficial ligando a Marginal da BR 101 (Rio-Santos ou SP-55) ao Sertão do Piavú, que é uma necessidade dos moradores, foram solicitadas no requerimento nº 12 aprovado em plenário. Reis pediu a continuação das obras iniciadas pela administração após oficialização da doação de área com encargo de imóvel, em Cambury, de acordo com a Lei nº 2272/2013, assinada pelo prefeito Ernane Primazzi, em 12 de dezembro do mesmo ano.

Em seu artigo 1º, a lei autoriza o Poder Executivo a ?receber, com o encargo de transmudar em via pública oficial do município, faixa de terreno proveniente de direitos possessórios, no Bairro Cambury, no Sertão do Piavú, a ser cedidos por Arcelino Luizon?. As obras foram iniciadas no ano passado, com retirada de material da área, mas, no entanto, foram paralisadas de acordo com os moradores, havendo, inclusive, máquinas no local já encobertas por vegetação.

Segundo Reis, trata-se de um acesso importante para os moradores da região que irá garantir mais segurança, além da passagem de veículos, o que poderá facilitar o atendimento de serviços básicos e emergenciais.  Por isso, ele questionou a administração sobre o andamento das obras e previsão de prazo de conclusão.

Manutenção:

Já, no requerimento nº13, Reis pediu a realização de serviços de limpeza, manutenção geral e colocação de materiais apropriados visando melhorar as condições de acesso das ruas do Sertão do Piavú. O vereador comentou o empenho da administração na instituição das ZEIS, o que possibilita aos núcleos, serem atendidos oficialmente com a regularização das áreas.

Embora o Piavú tenha sido regulamentado como ZEIS, o acesso ao local é difícil, principalmente em dias de fortes chuvas. As ruas de terra ficam esburacadas e inundadas dificultando a passagem de veículos, pedestres, ciclistas e, principalmente, de deficientes físicos e pessoas com problemas de mobilidade. Iluminação, rede de abastecimento de água e de tratamento de esgoto também são carências do bairro. Em seu trabalho, Reis pediu informações se existe cronograma de obras de infraestrutura previsto e, caso positivo, informar detalhes dos serviços que serão realizados com possível prazo para atendimento aos moradores.

Colocação de lombada na Rua Guilherme dos Santos, em Boiçucanga

Na sessão de terça-feira, 3, o vereador de São Sebastião apresentou indicação ao Executivo solicitando estudos para a instalação de uma lombada na altura do nº 1.800, da Rua Guilherme dos Santos, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião.

Em sua indicação, Reis justificou que essa rua, com acesso pela Estrada do Cascalho, também é utilizada pelos motoristas e pessoas que retornam da Cachoeira do Ribeirão do Itu e não oferece segurança aos moradores e, principalmente crianças, devido ao tráfego de veículos que descem em alta velocidade. Portanto, é necessária a instalação de uma lombada ou redutor de velocidade no local para evitar possíveis acidentes, apontou Reis.

Manutenção em ruas do Topovaradouro:

O vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou, ao Executivo, serviços de manutenção e colocação de material para garantir acessibilidade às ruas Nazaré e Paulo Afonso, no bairro Topovaradouro, região central de São Sebastião. A solicitação feita pelos moradores ao vereador foi apresentada na primeira sessão ordinária deste ano, na terça-feira, 3, por meio de indicação.

Os moradores reclamam das condições precárias das ruas e solicitam melhorias nos locais para facilitar o acesso às suas residências. O problema voltará a ser abordado pelo parlamentar na próxima semana.