25/Jun 2020

Praça do Bairro São Francisco vai ganhar nome de antigo caiçara

A praça dos pescadores em breve passará a se chamar Praça Áureo Rego, em homenagem ao antigo caiçara do bairro São Francisco.

A proposta do nome foi apresentada pelo vereador Onofre Santos Neto e aprovada por unanimidade, na sessão da última terça-feira (23/06).

O homenageado nasceu no dia 21/06/1929, era filho de Benedito Pedro do Rego e Maria Cândida Machado e teve oito irmãos: Aurora, Adelina, Armindo, Antonina, Áurea, Arnaldo, Alcinda e Márcia. Casou- se com Olga Ferreira, também caiçara, e tiveram quatro filhos: Celso, Silvia, Olga Maria e Áureo Antônio.

Na década de 50, ingressou na Companhia de estrada e Rodagem (DER), onde se aposentou. Todos os dias, bem cedinho, Áureo Rego aguardavao transporte para a empresa na praça dos pescadores, onde dividiam suas dores, lutas e alegrias.

Além disso, durante décadas, ele frequentou a pracinha dos pescadores onde se reunia com os seus amigos para conversar e lembrar as histórias do bairro São Francisco.

Nesta sessão, também foi aprovado outro Projeto de Lei nº. 10/20, de autoria do vereador Onofre Neto,  que obriga o Executivo a divulgar informações sobre obras públicas paralisadas, explicando os motivos, tempo de interrupção e nova data prevista para término.

Lei Maria da Penha - O Projeto de Lei nº. 22/20, de autoria do vereador Ercílio de Souza, que autoriza o Executivo a fixar placas informativas em prédios públicos com o número da Lei Maria da Penha e o telefone da Delegacia especializada no atendimento à mulher no município.

Além disso, foram aprovados outros dois projetos apresentados pelo vereador Ercílio, ambos por unanimidade. Um deles o Projeto de Lei nº. 23/20, que autoriza a instalação de dispensador de álcool em gel-70 nas agências bancárias, no setor de caixas eletrônicos.

Já o Projeto de Lei nº. 24/20 instituiu no Calendário Oficial de eventos do município o ?Dia Municipal de Conscientização sobre a Esquizofrenia e dá outras providências?.

Vetos - Os vereadores derrubaram o veto total do Executivo ao Projeto de Lei nº. 05/20, de autoria do vereador Daniel Simões, que proíbe a cobrança da taxa de religação de água quando a interrupção do abastecimento se der por motivo de inadimplência.

Por outro lado, foi acatado o veto total do Executivo ao Projeto de Lei nº. 11/20, de autoria do vereador Onofre Santos Neto, que visava dar livre acesso aos vereadores aos órgãos da administração pública e também às empresas privadas que prestam serviços ao município.