23/Fev 2018

Câmara quer aperfeiçoar gestão de documentos públicos

Uma equipe da Câmara de São Sebastião visitou, na última quinta-feira (22/02), a sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo, na capital. O objetivo é capacitar funcionários para a gestão de documentos oficiais.

São classificados como "Arquivo Permanente" os documentos históricos. Já o "Arquivo Intermediário" são os que precisam ser guardados por tempo determinado.

A equipe da Câmara conheceu o processo de triagem, classificação e cadastro dos documentos enviados pelas secretarias e autarquias estaduais. Também visitou o departamento de conservação e restauração de acervos em papel.

Em outro setor, a equipe conferiu a digitalização dos documentos e como são feitas as caixas de arquivo, um processo criativo e artesanal.

Na local onde está armazenado o Arquivo Permanente, a equipe aprendeu as condições ideais de umidade, temperatura e luminosidade.

O final da visita, as funcionárias Daniela Carvalho, Edice Queiroz e Silvia Amparo participaram de uma reunião no Centro de Assistência aos Municípios (CAM). Elas obtiveram informações sobre as medidas que devem ser implantadas na Câmara.

"Foi muito importante entender o caminho seguido pelos documentos, e as ferramentas de trabalho para preservá-los. Esperamos colocar em prática esse conhecimento para garantir que a história do Legislativo de São Sebastião seja preservada para as futuras gerações", avalia Daniela.