15/Mar 2018

Câmara lança novo site com Serviço de Informação ao Cidadão

Está no ar o novo site da Câmara de São Sebastião. O portal está repleto de novidades, a começar pelo endereço eletrônico: saosebastiao.sp.leg.br.

Entre os destaques está a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Preenchendo um cadastro, o usuário pode solicitar qualquer tipo de informação no âmbito do Legislativo. Com o número de protocolo, é possível acompanhar, em tempo real, o andamento do pedido. O prazo para resposta é de até 15 dias.

Um sistema semelhante é oferecido pela Ouvidoria, que recebe reclamações, sugestões, denúncias e elogios. Ambos os serviços também contam com atendimento presencial, na sede da Câmara.

O novo site prioriza a transparência. Estão disponíveis informações sobre despesas, contratos, folha de pagamento e funcionários. Na página ?Licitações?, as empresas interessadas podem se cadastrar para participar dos processos.

As notícias também são destaques no novo site. Estão ordenadas por datas e categorias, com botões de compartilhamento nas redes sociais.

Outra novidade é o Eu Voto - uma página de enquetes, em que o usuário pode votar "sim" ou "não" aos principais projetos que tramitam na Câmara. Nesta página, também é necessário o cadastro para garantir que um cidadão possa votar uma única vez, em cada projeto.

O usuário pode também assistir à transmissão das sessões ao vivo ou rever as gravadas. Tem ainda acesso às pautas, banco de imagens, e até lista de presença para conferir a freqüência dos vereadores nas sessões.

Na página dos vereadores, inclusive, é possível conhecer o histórico de cada um, as comissões que participam, contatos e localização dos gabinetes.

De acordo com o presidente Reinaldinho Moreira, o site foi desenvolvido para facilitar o acesso às informações da Câmara e ampliar os serviços à população. "O site da Câmara estava obsoleto e não atendia às necessidades. Agora temos um portal mais completo, que cumpre às leis relativas à transparência, e permite maior participação popular", avalia Reinaldinho.