19/Set 2018

Câmara convoca audiência pública sobre Plano de Resíduos Sólidos

A Câmara de São Sebastião agendou, para o dia 10 de outubro, uma audiência pública sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Um edital, contendo as normas do evento, foi publicado nesta terça-feira (18/09), no Diário Oficial do município.

A audiência terá início às 19h, na sede da Câmara.

O plano reúne um conjunto de metas e ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos 20 anos. Está prevista, em curto prazo, uma Parceria Público-Privada (PPP) para implantação de sistema de tratamento e destinação final dos resíduos. De acordo com o plano, uma "tecnologia alternativa" deve ser adotada, com capacidade para absorver a demanda de municípios vizinhos.

Uma das fragilidades apontadas é a destinação dos recicláveis. Isso porque a cooperativa não possui capacidade de lidar com todo o material coletado. Parte dele acaba indo parar no aterro sanitário.

Outra preocupação diz respeito aos entulhos e podas. O documento relata que, "atualmente, existe apenas uma área particular de transbordo e triagem desses resíduos, em fase de licenciamento junto aos órgãos ambientais".

No plano também são propostas ações para resíduos hospitalares, transbordo na Costa Sul e educação ambiental.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, e contrário da Comissão de Meio Ambiente.