10/Nov 2017

Câmara aprova Semana de Prevenção ao Suicídio

A Câmara de São Sebastião aprovou, na última sessão, o projeto que institui a "Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio", no calendário oficial. De acordo com o projeto, a Secretaria de Saúde poderá, no mês de setembro, desenvolver atividades sobre o tema.

O vereador José Reis, autor da proposta, cita as estatísticas locais para justificar a necessidade da campanha. Segundo o Samu, entre fevereiro e agosto, São Sebastião registrou sete mortes por suicídio. Ocorreram também 33 tentativas, no prazo de um ano.

Além de propor a campanha de prevenção, Reis solicitou a instalação de centros de atenção psicossocial (Caps) - unidades de saúde mental - na Costa Sul. "As ações de prevenção devem se intensificar com palestras e orientações, mostrando os locais onde as pessoas podem encontrar ajuda. Os casos de suicídio e tentativas seguem aumentando e não estão longe de nossa realidade", alertou Reis.